O Líder em Mim trabalha um conjunto de habilidades sociais e emocionais, que impactam nossos comportamentos, atitudes, modos de pensar e sentir.
Em um mundo em intensa e constante transformação, tais habilidades tornam-se tão importantes quanto a leitura, a escrita ou o cálculo, permitindo que nossas crianças e jovens sejam protagonistas da própria vida, tenham uma formação cidadã, tenham a capacidade de tomar decisões e lidar com os desafios dos novos tempos.
Com a aprendizagem socioemocional, os alunos percorrem um caminho de descobertas e autoconhecimento, sendo possível ajudá-los a entender seus sentimentos, o que gostam de estudar, como aprendem de maneira mais eficaz, o que os desmotiva e de que forma eles podem construir relações positivas.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recomenda que as escolas, mais do que ensinar os conteúdos tradicionais, desenvolvam a reflexão crítica e o exercício da cidadania em seus alunos, incorporando estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes, e com isso, é possívle ter a formação íntegra dos estudantes.
Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as ciências com criticidade e criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
Valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital, para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborando com a sociedade.
Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais para fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico cultural.
Utilizar diferentes linguagens para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para se comunicar, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria.
Com uma metodologia clara e embasada nos 7 hábitos, os alunos e a equipe escolar são levados a refletir sobre formas diferentes de enxergar as situações (VER), mudando comportamentos (FAZER) e assim conseguem alcançar resultados diferentes e consistentes (OBTER).
O modelo Ver-Fazer-Obter cria novos paradigmas, práticas efetivas e resultados reais. Quando mudamos a maneira como vemos as coisas, influenciamos o que fazemos e os resultados que obtemos.
O foco dessa transformação acontece especialmente em 3 dimensões:
Liderança: desenvolvimento das habilidades de liderança.
Cultura: desenvolvimento na cultura escolar.
Acadêmico: desenvolvimento nos resultados acadêmicos.